A cidade de Valparaíso (SP), está promovendo o Mutirão da Fisioterapia, no Centro de Fisioterapia Municipal que fica localizado na Avenida Agostinho Barbosa.
Em entrevista para a reportagem do 018News, a fisioterapeuta Elaine Nitopi informou que a ação acontece um mês com cada turma, podendo ser prorrogado conforme a necessidade.
O objetivo da ação é atender os pacientes que estavam aguardando na fila com alguns determinados tipos de problemas como por exemplo: problema lombar, problema no joelho, problema no ombro ou também para realizar o atendimento na clínica. “Demos o nome de Zera Fila!”
Segundo Elaine, com o objetivo de promover uma mudança de cultura nos pacientes quanto à conduta, ela e suas companheiras de trabalho demonstram a importância de realizar exercícios e adicionar eles como hábito.
Ainda segundo Elaine, para este fim, fazem o uso de protocolos criados na clínica que contam com exercícios específicos, eletroterapia e orientação através de cartilhas.
A ação foi realizada com os pacientes que estavam em fila de espera, porém, os protocolos, também são aplicados no atendimento da clínica. Sendo assim, o paciente que desejar ser atendido deve ser encaminhado pelo médico do SUS (UBS, AME, Santa casa).
Os protocolos que são utilizados fazem parte dos programas de incentivo do Crefito 3 (conselho de fisioterapia de São Paulo), feitos baseados em evidência.
A cidade de Valparaíso (SP), possui 4 protocolos em estudo, dos quais 3 estão sendo utilizados nesta ação. Neste primeiro as fisioterapeutas, Elaine Aparecida Nitopi Siqueira Vilalva, Gabriela Góes e Maria Eduarda Ferreira, fizeram parte da ação, contando com o apoio do setor de fisioterapia valparaisense.